Algoritmo desenvolvido por pesquisador do CEST ajuda no combate à pedofília

Acordo de cooperação técnica entre o Ministério Público Federal e o Centro Universitário FEI permite criar um algoritmo, em português, capaz de identificar “predadores sexuais” em sites e conversas na web

Texto: Marvin Ferreira
Edição: Edson Perin

Em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo” do dia 9 de maio de 2016, o Prof. Dr. Rodrigo Filev, pesquisador do CEST e professor do Centro Universitário FEI, falou um pouco sobre o seu trabalho para contribuir no combate à pedofilía no Brasil. Um acordo de cooperação técnica entre o Ministério Público Federal e o Centro Universitário FEI permite criar um algoritmo, em português, capaz de identificar “predadores sexuais” em sites e conversas na web.

A primeira versão deste algoritmo foi desenvolvida em 2014 pelo professor e seus alunos do curso de Ciência da Computação, mas a primeira versão faz a identificação apenas no idioma inglês. Com a cooperação do Ministério Público será possível desenvolver um algoritmo que identifique estes “predadores sexuais” na internet de forma isolada e contribua com futuras investigações.

Estes tipos de algoritmos capazes de aprender a identificar padrões e segmentar informações fazem parte da área de inteligência artificial e seu subcampo aprendizado de máquina, campo responsável por proporcionar aos computadores a capacidade de tomarem decisões por si mesmos e a aprenderem com as decisões tomadas.

Os dados obtidos através desta cooperação farão com que não somente o algoritmo seja capaz de entender o idioma português, se tornando um grande aliado no combate a pedofilia, mas também com que encontre “predadores sexuais” com uma maior exatidão.

Clique aqui para ler a matéria no “Estadão”.