CEST participa de seleção de “start-ups” para gamificação da internet das coisas

A rede internacional “Games for Change” selecionou em seu “Festival América Latina” de dezembro de 2014 quatro “start-ups” com projetos voltados para a gamificação da internet das coisas.

O “pitching” contou com a participação de representantes do CEST-POLI, do Forum Brasileiro de Competitividade em Internet das Coisas (“Forum IoT Brasil”) e do grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” (ECA), entre outros parceiros da academia, o mundo empresarial e com apoio da “Broota Brasil”, empresa também “start-up” voltada para o mercado de “equity crowdfunding”.

Mais de quinze negócios de gamificação e “Internet das Coisas” foram apresentados e os selecionados pela Comissão Julgadora são:

Categoria ideia semente:
Think&Play – jogo educativo sobre política
Projeto #AJogada – Movimento pela gamificação da cultura de escritório

Categoria protótipo:
GameSquare – Plataforma para Games em Praça Pública
Deborah Game – “serious game” para ensino de História da Contabilidade

Os negócios selecionados receberão mentoria para captação de recursos oferecida pelo “Broota Brasil” e apoio de uma rede de mentores associados o movimento “Games for Change”, assim como a oportunidade de serem incubados pela CIETEC, a incubadora da USP.

Para Romero Tori, pesquisador do CEST que participou do Festival como palestrante no Simpósio e também na Comissão Julgadora do “pitching”, o mais impressionante foi o nível de qualidade dos projetos concorrentes. “Mostra que o mercado e as instituições de ensino do Brasil já tem um nível de maturidade a ponto de competirem empresas e “start-ups” voltadas para um nicho de mercado ainda relativamente emergente no mundo, como a “internet das coisas”, comentou.

Com apoio do CEST, a “Games for Change” e a “Broota Brasil” desenvolveram uma ferramenta específica para o “pitching” e o período pós-premiação. A ferramenta específica para os jurados e parceiros da “Games for Change” permitiu avaliação dos projetos e também o início do “mentoring” dos selecionados. Essa será a base para ir à próxima etapa, em 2015: captar investimentos para projetos mais maduros, considerados de alto potencial pela Comissão Julgadora. “Reforçamos nossa crença na força dos jogos para a transformação social, e já estamos ansiosos para o próximo ano, quando pretendemos colocar em prática as inúmeras iniciativas que surgiram como desdobramento dessa edição do processo seletivo”, declarou Frederico Rizzo, diretor da Broota Brasil.

Mais informações sobre o Festival estão disponíveis em www.gamesforchange.org onde o conteúdo do Simpósio será publicado.