I Seminário sobre Crowdsourcing – Oportunidades e Desafios

O evento foi realizado no dia 27 de abril, das 08:30 às 13:00, no auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres, próximo à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)

O Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) realizou o I Seminário Crowdsourcing – Oportunidades e Desafios com o objetivo de discutir como a utilização do crowdsourcing como modelo de negócios pode beneficiar a sociedade brasileira.

O seminário contou com a presença dos seguintes palestrantes:

• Marina Miranda (Diretora Geral da empresa Mutopo Brasil / Sócia Fundadora da empresa Crowd Envisioning): Apresentou um panorama sobre a utilização do crowdsourcing pelas empresas, casos práticos de sucesso, oportunidades e as dificuldades que as empresas brasileiras possuem ao adotar esse modelo de negócios. Palestra “O Futuro do Crowdsourcing” (não disponível para download).
  • Daniel Sousa (Cofundador e Diretor de Tecnologia da empresa Broota): Apresentou para o público o que é equity crowdfunding, qual o potencial dessa modalidade de crowdfunding no Brasil e quais os desafios técnicos e legais que a empresa Broota enfrentou quando foi criada. Palestra “Equity Crowdfunding – Resultados e Perspectivas para 2017“.
  • Robert Pereira (Sócio Fundador das empresas Base2 / Crowdtask): Falou sobre como uma empresa brasileira de testes de software, a Base2, adotou crowdtesting como modelo de negócios e acabou desenvolvendo uma plataforma própria lidando com o ambiente regulatório, evangelização de mercado, segurança jurídica, entre outros aspectos. Palestra “Crowdtesting no Brasil: Desafios e Oportunidades“.
  • Steven N. Rader (Gerente Adjunto do Centro de Excelência em Inovação Colaborativa da NASA): Apresentou para o público como a NASA vem incentivando a criação de soluções inovadoras por meio do crowdsourcing para o desenvolvimento do programa espacial norte americano. Essa palestra foi ministrada em inglês sem tradução simultânea. Palestra “The Power of Crowd Based Challenges“.
  • Thomas Eckschmidt (Sócio Fundador do Instituto Capitalismo Consciente Brasil): Empresário ganhador de diversos prêmios relacionados com empreendedorismo, mediou os debates entre os palestrantes contanto com a participação do público.

O evento teve dois painéis de debates para que os palestrantes discutissem com o público:

• Como incentivar a contribuição dos participantes de plataformas de crowdsourcing?
  • Como manter o controle e a qualidade do trabalho realizado por uma multidão de usuários dispersos na internet?
  • Como as empresas podiam adotar esse modelo de negócios? Que processos deveriam ser revistos?
  • O crowdsourcing realmente vale a pena?

Para acessar a programação evento, clique aqui.
Para ver mais dados sobre os palestrantes, clique aqui.

Certificado do Evento
Para baixar seu certificado, clique aqui (informe o endereço de e-mail utilizado na inscrição).

Palestras, Entrevistas e Fotos
Para ver cada palestra individual e as entrevistas com os palestrantes, clique aqui.
Para ver as fotos do evento, clique aqui.

Detalhes da Localização do Evento
Auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres
Avenida Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, nº 71, Próx. à Escola Politécnica da USP (mapa do local)
Cidade Universitária, São Paulo – SP