I Seminário sobre os Impactos da Transformação Digital

O evento foi realizado no dia 6 de junho, das 08:30 às 13:00, no auditório do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP)

Transformação Digital é um conceito que vai além da conjunção das palavras. É o uso de recursos tecnológicos para repensar o propósito, a estrutura e a operação de um negócio. O resultado da transformação pode ou não ter a tecnologia como uma de suas partes essenciais, mas é uma nova abordagem para os negócios que afeta tanto o indivíduo quanto a sociedade.

A tecnologia em si não foi o tema principal deste seminário. O objetivo do seminário foi o de repensar como a transformação digital pode afetar tanto o indivíduo quanto a sociedade.

A transformação digital permite que as pessoas criem novas maneiras de fazer as coisas as quais estavam acostumadas (como reinventar as formas de transporte) ou, de outra forma, mudar as atividades que realizam em seu cotidiano (como sua relação com os serviços financeiros). Como exemplo, a sociedade mudou o entendimento e os valores geralmente dados a um negócio como aluguel de bicicletas para algo que poderia ser visto como uma solução de transporte compartilhado para as cidades.

Palestrantes do Evento

  • PROF. CLOVIS ALVARENGA NETO (Abertura acadêmica)
    Engenheiro de Produção, mestre e doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo. Pós doutorado pelo Politecnico di Milano. Especialista em Administração Industrial pela SMT (Scuola Superiore Meccanotessile e Tessile, Itália). É Professor Doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Professor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini e diretor da Textor Engenharia de Produção Ltda. É professor do curso de Design da FAU/USP. Auditor Líder em Sistemas de Gestão da Qualidade. Foi Diretor Administrativo da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, foi professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão por processos (process management) e Reengenharia, Sistemas e Gestão da Qualidade, Gestão de Operações em Serviços, Servitização e Sistemas Produto-Serviço, Gestão em Design, Inovação induzida pelo Design, Design para a Sustentabilidade Ambiental e Design Thinking.
  • MARIO MAGALHÃES (Abertura)
    Como executivo de TI, apoiou iniciativas de start-ups e reorganização de empresas em diferentes setores: educacional, serviços, mas principalmente em grandes instituições financeiras / bancárias locais e globais. Como consultor independente ou na McKinsey e em outras empresas de consultoria, atendeu a vários clientes na América do Sul e Europa, principalmente em análise estratégica, revisão de processos, planejamento, design e implementação, incluindo a seleção e o uso de novas tecnologias e soluções. Como colaborador do CEST, tem realizado trabalhos relacionados a Arquitetura Empresarial e de TI, Transformação Digital, Resolução de Disputas e Ética em Engenharia em Sistemas Sociotécnicos.
  • MARCIO GONÇALVES
    Diretor de Relações Governamentais da Microsoft. Possui vinte anos de experiência em questões antipirataria e relações com o governo em indústrias de música, software e cinema
  • ADRIANA SHIMABUKURO 
    Assessora Técnica do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF/SP. Adriana Shimabukuro é matemática, especialista em Redes de Computadores, e servidora do MPF há 21 anos, sempre atuando na área de Tecnologia. Atualmente coordena o Núcleo Técnico de Combate aos Crimes Cibernéticos, sendo responsável pela pesquisa e desenvolvimento de técnicas de investigação. Foi coautora do Manual Prático de Investigação de Crimes Cibernéticos do MPF/SP, do Roteiro de Atuação em Crimes Cibernéticos da 2ªCCR do MPF e do livro Crimes Cibernéticos da Editoria do Advogado.
  • GIOVANI RAVAGNANI
    Litigation Counsel Manager da 99. Advogado atuante na área cível e empresarial, com foco em resolução de conflitos, especialmente em contencioso estratégico, arbitragem e mediação. Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. É membro, co-fundador e coordenador do Grupo de Estudos de Arbitragem da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito para Startups e Legaltechs. Professor em Future Law . 
  • RUFO PAGANINI
    Por mais de 20 anos tem participado de projetos de inovação tecnológica em startups e corporações brasileiras como Vivo, Petrobras e Itaú. Como empreendedor tem utilizado Inteligência Artificial para entender de forma automática o perfil e comportamento das pessoas em lojas, escolas e campus universitários, simplificando o uso de IoT e Analytics através do e-Campus.io e dodvision.com
  • SILVIO LOPES
    Entusiasta de abordagens ágeis e de arquiteturas de transformação digitais atua no mercado corporativo desde de 1992. Teve papel de liderança em iniciativas digitais relacionadas a serviços de valor de agregado para telefonia móvel. Atualmente vem se dedicando as soluções digitais relacionadas a novos meios de pagamento.

Programa do Evento 

8h309h00: Credenciamento dos participantes

9h00 – 9h15:  Abertura

Prof. Dr. Clovis Alvarenga Neto  (Escola Politécnica da USP / Departamento de Engenharia de Produção)

9h15 – 9h30: Fundamentos do Impacto da Transformação Digital – Mario Magalhães 

9h30 – 9h50: IA no Varejo e Educação – Casos Práticos de Transformação – Rufo Paganini

9h50 – 10h10: IA e Questões Éticas – Marcio Gonçalves 

10h10 – 10h30: Transformação Digital nos Meios de Pagamento – Silvio Lopes

10h30 – 10h50: Coffee Break e Networking

10h50 – 11h20: Os crimes na era da transformação digital  – Adriana Shimabukuro 

11h20 – 11h40: Quando o Poder Público requisita dados das empresas – Giovani Ravagnani

11h20 – 12h00: Encerramento

Certificado do Evento
Para acessar seu certificado clique neste link.

Palestras do Evento
Para assistir as palestras do evento clique neste link.

Detalhes da Localização do Evento
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
Antigo Auditório do Conselho Universitário
Rua da Praça do Relógio, 109, Andar Térreo
Cidade Universitária, São Paulo – SP (mapa do local)
05508-050