Redes, Internet e Cloud

Computação em Nuvem
As tecnologias avançadas baseadas na Web agora permitem que os consumidores mantenham arquivos e funções na área de trabalho, ou adquiram esses serviços de empresas que gerenciam servidores em outros lugares. Os pesquisadores apresentados no TAP exploram as implicações dessas tendências em termos de preços, concorrência e segurança de conteúdo e serviços prestados e hospedados remotamente.

  • Regulamento sobre Computação em Nuvem

Como o governo em todo o mundo deve implementar normas e regulamentos que possam estimular/acelerar o uso de nuvens. Além disso, que tipo de medidas o governo deve tomar para proteger a privacidade e a segurança. Como o governo deveria abordar a questão da soberania dos dados.

  • Economia do Trabalho

Quais são os aspectos econômicos da nuvem e como a competitividade nacional é afetada?
Quais políticas, novas ou existentes, poderiam criar mais postos de trabalho com o uso de tecnologias de nuvem?
Que políticas ou tendências atuais estão impedindo a adoção de tecnologias de nuvem por pequenas e médias empresas?
Qual é o gerador mais eficiente de um ecossistema de software local, políticas de preferência para desenvolvedores locais ou Investimento Direto Estrangeiro?
Quais são os critérios ideais com base nos quais os governos devem tomar decisões de contratação?

  • O impacto da computação em nuvem nas pequenas e médias empresas (Estudo da BCG)

As pequenas e médias empresas (PMEs) são fundamentais para alimentar o crescimento econômico e a criação de empregos em todo o mundo. À medida que PMEs buscam maneiras de crescer, elas têm a oportunidade de fazer parte de uma nova onda de tecnologias da informação. Como a computação em nuvem pode aumentar o gap de desempenho das PMEs à medida que o ritmo de inovação aumenta?

Internet
o Mídia e Conteúdo
A fácil disponibilidade de informações na Internet pode levar à comoditização do conteúdo. No entanto, se o conteúdo é gratuito ou de baixo custo, pode ser difícil para aqueles que o produzem (como jornalistas) conseguir subsistir a partir dessa atividade. Os economistas e outros estudiosos examinam essa tensão e sugerem diferentes soluções.

o Busca e Publicidade
Os economistas estão interessados em como o desenho de ad auctions afeta as receitas dos motores de busca, e como o acesso à Internet – e, portanto, aos motores de busca – afeta os preços de varejo e, eventualmente, resulta em preços mais altos para certos consumidores.

Rede e Infraestrutura

  • Banda Larga

“Banda Larga” se refere às redes de dados de alta velocidade que permitem aos usuários acessar os serviços da Internet, tais como fluxo de mídia, VoIP, etc. A banda larga é muitas vezes definida pelos reguladores com base nas taxas de dados ou “velocidade” fornecidas pela rede. As velocidades que definem a banda larga mudaram – e continuarão a mudar – à medida que as tecnologias melhoram e que os investimentos em infraestrutura continuam.

  • Neutralidade da Rede

“Neutralidade da Rede” se refere ao conceito de “internet aberta”, com base no qual os usuários finais podem acessar conteúdos, aplicativos, serviços e dispositivos lícitos de sua escolha. Legisladores em todo o mundo estão considerando se e como garantir que a Internet continue sendo “aberta” e que prestadores de serviços de acesso à Internet não bloqueiem ou degradem, de forma inapropriada, o conteúdo enviado através de suas redes.

  • Sem fio

As redes sem fio permitem aos usuários acessar as telecomunicações e a Internet enquanto estão em movimento. Os dispositivos sem fio operam no espectro eletromagnético, que é um recurso finito. A distribuição e atribuição do espectro, particularmente devido à crescente demanda por acesso sem fio à Internet, representa um conjunto único de decisões políticas para os reguladores de todo o mundo.

O CEST pode apoiar você no desenvolvimento desse tema, para mais informações clique aqui.