CEST apoiou I Workshop on Data Science da Poli-USP

Evento foi realizado nos dias 18 e 19 de novembro no Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo – CeTI-SP

Edson Perin

O Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) apoiou o I Workshop on Data Science, da Escola Politécnica (Poli), da Universidade de São Paulo (USP). O evento foi realizado nos dias 18 e 19 de novembro, no auditório Oswaldo Fadigas, do Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo – CeTI-SP. As inscrições eram gratuitas e as vagas, limitadas.

“A ciência de dados abertos é voltada para a publicação de observações e resultados das atividades científicas disponíveis para análise, uso e reutilização”, afirmou o coordenador do evento Prof. Dr. Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais – EPUSP, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP. “Hoje, existem iniciativas internacionais para facilitar a ciência aberta e inovadora que se concentram em promover o acesso aberto seguro, persistente, robusto e apoiados nos dados científicos”.

“O principal objetivo deste workshop é promover a disseminação de conhecimento sobre iniciativas nacionais e internacionais sobre a ciência dos dados abertos que podem contribuir para resolver alguns dos desafios no contexto contemporâneo da ciência aberta no Brasil”, completou.

O primeiro Workshop on Data Science apresentou dois projetos que organizam dados de monitoramento terrestre: o projeto DataONE (www.dataone.org), apoiado pelo National Science Foundation NSF – EUA e o programa Atmospheric Radiation Measurement – ARM  (www.arm.org), apoiado pelo Departamento de Energia dos EUA.

Foram realizadas palestras ao púbico em geral pelos pesquisadores Profa. Suzie Allard (University of Tennessee – UT), Prof. Mike Frame (United States Geological Survey _ USGS) e Prof. Giri Palanisamy (Oak Ridge National Laboratory – ORNL) no período da manhã do dia 18 de novembro e experimentos de visualização de dados utilizando técnicas e ferramentas computacionais desenvolvidas no projeto ARM para um público de pesquisadores pré-definidos, no período da tarde do dia 18 e durante o dia 19 de novembro de 2015.

A agenda do evento está em inglês, pois o evento foi realizado neste idioma:

Wednesday, November 18
8:30am – Welcome talk – Prof. Pedro Correa (University of Sao Paulo – Sao Paulo – Brazil)
9:15am – Big Data Management – DataONE approach – Prof. Suzie Allard (University of Tennessee – Knoxville – USA)
10am – DataONE – Data Analysis and Visualization – Status, Roadmap and Challenges – Prof. Mike Frame (University of Tennessee – Knoxville – USA)
10:45am – Break
11am – ARM Projects – Visualization Techniques and Large Data Management – Prof. Giri Palanisamy  (Oak Ridge National Laboratory – Tennessee – USA)

O workshop foi organizado por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), com o apoio do Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) , da Universidade de São Paulo, e ocorreu no Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo (CeTI-SP) no Campus da Cidade de São Paulo da USP, entre os dias 18 e 19 de novembro de 2015.