Pioneiro da internet brasileira será palestrante em evento do CEST

O Prof. Dr. Demi Getschko confirmou presença na II Jornada Diversidade Cultural e Novas Tecnologias, na quinta, dia 19 de maio

Edson Perin

O Prof. Dr. Demi Getschko, do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI), confirmou presença na II Jornada Diversidade Cultural e Novas Tecnologias, que será realizada pelo Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST), na próxima quinta-feira, dia 19 de maio de 2016.

O evento tem como objetivo discutir a coesão social, o exercício da democracia e a diversidade de produtos e serviços culturais diante dos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tratados pela Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (CDEC), adotada em 2005 na UNESCO.

Demi Getschko
Demi Getschko
O engenheiro brasileiro Demi Getschko, que nasceu na Itália, é considerado um dos pioneiros da internet no Brasil e atualmente ocupa o cargo de diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Getschko tornou-se engenheiro eletricista na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1975, fez mestrado em 1980 e doutorado em 1989, na mesma instituição.

Trabalhou no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP (1971-1985) e no Centro de Processamento de Dados da Fapesp (1986-1996). Nesse período, foi coordenador de operações da RNP e participou do esforço da implantação de redes no país. Foi um dos responsáveis pela primeira conexão TCP/IP brasileira, em 1991, entre a Fapesp e a Energy Sciences Network (ESNet), nos Estados Unidos, por meio do Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory). Por isso, é considerado um dos pais da internet brasileira.

Mais sobre a II Jornada Diversidade Cultural e Novas Tecnologias

A primeira versão do evento foi organizada pelo CEST em julho de 2015, para promover discussões e revelar iniciativas realizadas em torno da utilização de recursos digitais para a diversidade cultural. O grupo U40, que apoia a iniciativa promovida pelo CEST, tem como objetivo dar voz a especialistas na implantação e promoção da convenção da UNESCO.

A partir de uma perspectiva material e econômica da diversidade cultural, ligada à criação, produção, difusão, distribuição e acesso às expressões culturais veiculadas por atividades, produtos e serviços culturais, a CDEC oferece um enquadramento para medidas e políticas culturais, assim como para a cooperação cultural internacional.

As novas tecnologias trazem promessas e desafios para a diversidade de conteúdos culturais online. O tema é discutido atualmente na UNESCO no âmbito da preparação de diretivas operacionais para promover a aplicação da CDEC no meio digital.

Assim, em continuidade aos debates iniciados no ano passado, o CEST e o Grupo U40 promovem a II Jornada Diversidade Cultural e Novas Tecnologias. O evento tratará de como avaliar e medir a diversidade de conteúdo cultural online e examinará o papel das empresas fornecedoras de conteúdo online na promoção dessa diversidade.

A II Jornada contará com palestrantes como a Profa. Dra. Maristela Basso, da Faculdade de Direito da USP e membro-fundadora do CEST; Dra. Lilian Richieri Hanania, da Universidade Paris 1, Universidade de Rouen, U40 e pesquisadora do CEST; Piatã Kignel, gestor Cultural, do U40; Prof. Dr. Luis A. Albornoz (IIGG, UBA/CONICET, Argentina); Prof. Dr. Carlos Affonso Souza, da ITS Rio; Prof. Dr. Demi Getschko, do Comitê Gestor da Internet do Brasil; Mario Magalhães, pesquisador do CEST; Octavio Kulesz, da Teseo; Dr. Heritiana Ranaivoson, da iMinds-SMIT e Vrije Universiteit Brussel; e Lucas Lago, pesquisador do CEST.

O evento será realizado na quinta-feira, 19 de maio de 2016, das 08:30 às 13:00, no auditório Prof. Oswaldo Fadigas Torres, à avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 71, Próximo à Escola Politécnica da USP.

Para informações sobre a agenda e inscrições, clique aqui.

Para conhecer mais sobre o tema a ser tratado na II Jornada Diversidade Cultural e Novas Tecnologias, confira os seguintes textos de alguns de nossos palestrantes:

– Luis A. Albornoz, “Diversidade cultural e o campo do audiovisual: novos desafios na era digital”, in G. Kauark, J.M. Barros, P. Miguez (org) Diversidade Cultural: politicas, visibilidades midiaticas e redes, Coleção Cult, EDUFBA, 153-172 [clique para ler]
– L. Richieri Hanania, “Diversidade de expressões culturais e novas tecnologias” [clique para ler]
– O. Kulesz, “A edição digital na era móvel: América Latina” [clique para ler]

O evento será transmitido ao vivo pelo iptv.usp.br.