Artigo sobre Inovação em Sistemas de Ensino Superior Complexos é aceito no CONTECSI

O artigo Inovação em Sistemas de Ensino Superior Complexos, de autoria de Fabio Nascimbeni, Marcel Simonette & Edison Spina, foi aceito na 16a Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia (CONTECSI) que ocorrerá de 29 a 31 de maio de 2019 na Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP).

Para os autores, a crescente concorrência internacional, a globalização da educação, os cortes orçamentários e a revolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que está remodelando todos os aspectos da vida universitária, são exemplos de pressões distintas que, juntas, trazem complexidade aos sistemas de ensino superior. Para dar conta da complexidade, os Recursos Educacionais Abertos e as Práticas Educacionais Abertas estão sendo considerados como uma opção para enfrentar a necessidade de aumentar o número de estudantes, a acessibilidade e a igualdade do ensino superior em tempos de cortes orçamentários.

No artigo, os autores exploram algumas dimensões da complexidade dos sistemas de ensino superior, concentrando-se em tecnologias emergentes e práticas de mobilidade de estudantes e funcionários aprimoradas pelas TICs. Com base nesta análise, eles concluem que as TICs e a Educação Aberta não estão apenas tornando o ensino e a aprendizagem nas universidades mais eficientes e acessíveis, mas estão mudando os fundamentos dos contextos acadêmicos.

Em breve o artigo estará disponível na íntegra na página do congresso e na página de publicações do CEST.