Encontro Internacional sobre o Projeto de Lei brasileiro sobre Inteligência Artificial

No dia 25 de setembro de 2021, 19h (-3GTM), professores do Brasil, India, França, Croácia, Canadá, Baren, Egito, vão se reunir em um encontro international para discutir o projeto de lei brasileiro sobre Inteligência Artificial 21/20 e apresentar os resultados gerais ao Congresso Nacional por meio do apoio da Dep. Federal Rosana Valle. O objetivo é realizar uma análise multicultural da temática.

Organização:

Comitê Científico:

ACO MOMCILOVIC, M.Sc.; ANN CAVOUKIAN, Ph.D.; CLOVIS ARMANDO ALVARENGA NETTO, Ph.D.; DIEGO ALMADA, GradC; DIVYA DWIVEDI, MBA/LLB/B.Tech; EDISON SANTANA DOS SANTOS, M.Sc.; EDISON SPINA, Ph.D.; EMMANUEL GOFFI, Ph.D.; EUGENIO GARCIA, Ph.D.; FELIPE CHIARELLO, Ph.D.; FLÁVIO DE LEÃO BASTOS PEREIRA, Ph.D.; GUSTAVO RONDINI, GradC; JULIANA ABRUSIO, Ph.D.; LUIZ GUILHERME C. WAGNER JUNIOR, Ph.D.; LUIZ NATAL ROSSI, Ph.D.; MARCEL JACQUES SIMONETTE, Ph.D.; MARCELLO CUSTÓDIO COSTA, GradC; MARCELO LAMY, Ph.D.; MARCELO TADEU NASCIMENTO, M.Sc.; MARIO EDUARDO SANTOS MAGALHÃES, GradC.; PAOLA CANTARINI GUERRA, Ph.D.; SILVIA REGINA B. MELCHIOR, GradC.; TUSHAR SAHOO, M.Sc.; VERA QUEIROZ, Ph.D.; VERIDIANA ROTONDARO PEREIRA, Ph.D.; VICTOR HENRIQUE GRAMPA, Ms.C.; ZÉLIA LUIZA PIERDONÁ, Ph.D.; ZILDA GONÇALVES, GradC.; THIAGO FELIPE S. AVANCI, Ph.D.

Apoio:

U.P.MackenzieSão Judas Tadeu UnimonteESAMC SantosUNISANTA Prefeitura de GuarujáPOLI/USP

Apresentaram painéis:

  • Jassim Haji Ph.D. – General concepts of Brazilian AI Bill
  • Divya Dwivedi MBA/LL.B./B.Tech – Brazilian and Indian AI comparison
  • Eugenio Garcia Ph.D. – AI on Brazilian Public Administration
  • Emmanuel Goffi Ph.D. – Ethics and Multicultural experience on Brazilian AI Bill
  • Aco Momcilovic M.Sc. – AI on Brazilian Private Sector
  • Veridiana Pereira Ph.D. – Engineering aspects of the Brazilian AI Bill
  • Silvia Melchior GradC. – Brazilian and European proposal 52021PC0206 comparison

Mais de 600 pessoas assistiram ao #BRAZILs_AI_BILL no último sábado (todas as diferentes fontes de streaming consideradas). Thiago Felipe Avanci, Ph.D. conduziu o encontro e deu as boas-vindas a todos os participantes. O encontro foi realizado em inglês com tradução simultânea com legenda para o português. A deputada federal Rosana Valle saudou todos os palestrantes e as instituições vinculadas ao evento. Edison Spina, Ph.D. deu as boas-vindas aos participantes em nome do Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia CEST POLI USP.Zélia Pierdoná, Ph.D. extendeu seu caloroso desejo de bom debate a todos os presentes, em nome da U.P. Mackenzie. Zilda Gonçalves deu as boas-vindas aos participantes em nome da ETHICSAI. Jassim Haji, Ph.D., presidente do Grupo Internacional de Inteligência Artificial, foi o primeiro a falar. Ele lembrou a importância da Inteligência Artificial na sociedade e alguns dos prováveis ​​desafios futuros que o Brasil e que todas as sociedades deverão enfrentar. Divya Dwivedi, MBA, estabeleceu algumas comparações interessantes entre o Brasil e Índia, sobre as regulamentações de IA, considerando algumas semelhanças entre os dois países. Ela também comentou sobre algumas perspectivas futuras de emulação de sentimentos em bots, o que abre uma perspectiva espiritual sobre o assunto. Eugenio V Garcia, Ph.D. falou sobre os benefícios e alguns desafios da implantação da IA ​​na administração pública brasileira. Comentou também sobre a necessidade de regulamentar o Direito com normativos legais bem enquadrados. Aco Momcilovic, M.Sc. trouxe uma análise do setor privado, com alguma preocupação, principalmente quanto ao uso de dados pessoais. Ele também comenta sobre alguns possíveis usos da IA ​​em RH. Ele é um dos fundadores do Global AI Ethics Institute. Emmanuel Goffi, Ph.D. também é um dos fundadores do Global AI Ethics Institute. Defendendo a experiência multicultural, ele explicou a importância de efetivamente observar e criar uma solução normativa que atenda aos melhores interesses do Brasil, e a solução, em sua opinião, nem sempre é implementar leis de outros países sem reservas. Veridiana Rotondaro Pereira, Ph.D. compartilhou algumas preocupações sobre o trabalho com a revolução trabalhista 4.0. Como engenheira, ela tem falado sobre a importância do trabalhador brasileiro se adaptar e estudar, para que possa se adequar a essas novas necessidades. Silvia Melchior, MBA traçou alguns paralelos interessantes entre o projeto de lei do Brasil e o projeto de lei da UE sobre IA e isso indica algumas sugestões de “fazer” e “não fazer” ao Congresso Brasileiro de projeto de lei de IA.

Acesse neste link o evento pelo Youtube.

Objeto:

Matéria lateral: