CEST Organizou Palestra sobre Ciências Aplicadas a Neurociências da Visão

A palestra Sistema Visual: Mecanismos e Pesquisa Aplicada – Uma Abordagem Dirigida a Engenheiros que ocorreu em junho de 2018 e contou com a presença do Dr. Ricardo Guimarães do Hospital de Olhos de Minas Gerais que apontou os avanços que estão sendo realizados na área da saúde.

Prof. Dr. Ricardo Guimarães, convidado do CEST.

Conforme explicado pelo Prof. Dr. Rodrigo Filev Maia, professor da FEI e pesquisador do CEST, “Nesta onda de inovação e criação de startups que vivemos em todo o mundo a área de saúde tem sido a mais beneficiada. Por isso, é muito importante mostrar os avanços que estão sendo efeitos para incentivar não apenas futuros pesquisadores, mas também futuros empreendedores”.

O LAPAN, Laboratório de Ciências Aplicadas a Neurociências da Visão da Faculdade de Engenharia da UFMG, em parceria com o Hospital de Olhos de Minas Gerais, tem sido uma das entidades mais produtivas em termos de escrita de artigos científicos e realização de teses de mestrado e doutorado e registro de patentes em diversas áreas, e em particular lidera no Brasil estudos sobre neurovisão e distúrbios relacionados. “Cada vez mais a medicina e a engenharia andarão juntas, sem contar que ao realizar a palestra na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com a presença de nossos colegas da Universidade Federal de Minas Gerais foi uma excelente oportunidade de mostrar como é importante que os pesquisadores apoiem e divulguem as pesquisas uns dos outros”, completa o Prof. Filev.

Na palestra, o Prof. Dr. Ricardo Guimarães apresentou os temas os quais a UFMG, o Hospital de Olhos e a FEI pesquisarão em conjunto, unindo expertises em prol do desenvolvimento de conhecimento e soluções na área de saúde.

O evento foi aberto e gratuito.