I Seminário Internacional Fomento a Inovação – Reforma da Lei do Bem e Outros Temas

O evento ocorreu entre os dias 29 e 30 de novembro, das 08:00h as 17:00h no auditório da Fundação Getúlio Vargas.

O CEST promoveu o “I Seminário Internacional Fomento à Inovacão – Reforma da Lei do Bem e Outros Temas”, em parceria com a FGV Projetos, Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) e CNI (Confederação Nacional da Indústria). A iniciativa teve como objetivo discutir, sobre as perspectivas macro e microeconômica e de política fiscal a relevância dos incentivos fiscais à inovacão como instrumento de fomento ao desenvolvimento tecnológico nacional e inserção do Brasil na cadeia global de valor.

Os blocos temáticos foram propositivos e visaram que os stakeholders tragam percepções de ordem prática sobre as dificuldades de utilização do incentivo e potenciais alternativas capazes de tornar a Lei do Bem instrumento eficiente na indução dos investimentos em P&D pelas empresas brasileiras em geral.

Dia 1 (29/11/2018)

Credenciamento e Abertura

• 08h30 – Credenciamento dos participantes
  • 09h00 – Abertura
    • Prof. Dr. Edison Spina (CEST-USP / Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica)
    • André Echeverria (Brasscom)

Sessão I – Atualidade da Política Industrial

Presidente: André Echeverria (Brasscom)

Sessão IIOs Incentivos à Inovação sob a Perspectiva Macroeconômica

Presidente: Ana Carolina Monguilod (FGV Projetos/Insper)

Sessão III – Os desafios impostos pelo Projeto BEPS:  entre a Tributação da Inovação e a Inovação na Tributação

Presidente: Gisele Bossa (CARF, FGV e FDUC)

Dia 2 (30/11/2018)

Sessão IV – Lei do Bem: Experiência Acumulada e Perspectivas de Reforma

Presidente: Gianna Sagazio (CNI)

Sessão V – Sistemas de Inovação, Políticas Públicas e Arranjos Institucionais

Presidente: Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski (FEA/USP, POLI/USP)

Certificado do Evento
Para acessar seu certificado de participação, clique aqui.

Palestras, Entrevistas e Fotos
Para assistir as palestras e entrevistas, clique aqui.
Para ver as fotos do evento, clique aqui.

Detalhes da Localização do Evento
Fundação Getúlio Vargas
Rua Itapeva, 432
Bela Vista, São Paulo, SP (mapa do local)