Gilson Schwartz

Gilson Schwartz possui graduação em Economia e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980, 1981), mestrado e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1985 e 1993) e atividades de pós-doutorado como Professor Visitante do “Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais” (NUPRI-USP, 1997-1999) e no Instituto de Estudos Avançados da USP (1999-2005). Desde 2005 é professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde criou e é responsável pelas disciplinas “Economia da Informação e Novas Mídias” (pós-graduação), “Introdução à Iconomia” e “Economia do Audiovisual Internacional” (ambas, na graduação para alunos de engenharia, economia, administração, contabilidade, ciência da computação, comunicações e artes da USP). Colaborou entre 1983 e 2006 como articulista, editorialista e analista econômico do jornal “Folha de S. Paulo” e em 2007 participou da criação e foi colaborador da Editora Globo na revista “Época Negócios”, onde lançou a coluna “Iconomia”. Criou em 1999, após seleção em concurso público no Instituto de Estudos Avançados da USP, o grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” (www.cidade.usp.br). Foi “fellow” do “Institute of Developing Economies” no Ministério de Indústria e Comércio Internacional do Japão e do “Network Culture Project” da Annenberg School for Communications, University of Southern California. Coordenou no Brasil (2009-12) o Consórcio PRO-IDEAL (Promoting an Information and Communication Technologies Dialogue between Europe and America Latina). É Diretor para América Latina da rede internacional “Games for Change” (www.gamesforchange.org.br). É autor do blog “Iconomia”, no portal da revista Exame (http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/iconomia/).

Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Gilson Schwartz)