Artigo sobre o uso de técnicas analíticas para tomadas de decisão em relação a seleção de pessoas é aceito no CONTECSI

O artigo dos pesquisadores do CEST, Decisões analíticas para quem? Um caso de estudo sobre HR Analytics para seleção de pessoas, foi aceito na 16a Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia (CONTECSI) que ocorrerá de 29 a 31 de maio de 2019 na Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP).

Os pesquisadores Italo Alberto e Edison Spina realizaram um estudo com o objetivo de investigar vieses de seleção de pessoas ao se adotar soluções de Human Resorces (HR) Analytics. Foram conduzidos experimentos sobre os critérios de seleção em uma organização da sociedade civil para verificar.

Segundo o pesquisador Ítalo Alberto, o uso de técnicas de Analytics para tomadas de decisão sobre pessoas, também chamado de People Analytics, já possui na sua própria definição a ideia de se basear em evidências para tomar melhores decisões sobre pessoas em uma organização. Mas apesar do termo ‘melhores decisões’ em sua definição, é necessário chamar atenção para possíveis riscos sobre o uso de Analytics, especialmente para lidar com decisão sobre pessoas.

A partir disso, esse estudo evidencia quais são os vieses gerados pela tomada de decisão humana sobre a seleção de pessoas, para assim, contribuir com a diminuição de tais vieses. O pesquisador espera que esse tipo de análise colabore para processos seletivos mais justos, diminuindo possíveis discriminações.

Em breve o artigo estará disponível na íntegra na página do congresso e na página de publicações do CEST.