CEST participa da FAUBAI 2016

O CEST foi representado na FAUBAI 2016 pelo Prof. Dr. Edison Spina, um dos professores fundadores e coordenador do CEST, e pelo pesquisador associado Dr. John Sydenstricker-Neto. A FAUBAI – Brazilian Association for International Education – realiza anualmente uma conferência reunindo acadêmicos, especialistas em internacionalização da educação superior, representantes de associações e organizações brasileiras e internacionais e agências de fomento.

Entre os apoiadores da FAUBAI estavam, entre outros, a CAPES, British Council, Embaixada dos Estados Unidos da América, Governo da França e Latino-Australia Education. Este ano a reunião ocorreu em Fortaleza entre os dias 16 e 20 de Abril, com a ocorrência de conferências, sessões plenárias, sessões de trabalhos. Entre os conferencistas estavam o Prof. John Hudzik (Michigan State University) que publicou recentemente o livro Comprehensive Internationalization (Taylor & Francis) e o ex-Ministro da Educação e ex-Reitor da UFMG Prof. Clélio Campolina Diniz.

À direita, o Prof. Dr. Edison Spina, fundador e coordenador do CEST, e Dr. John Sydenstricker-Neto, pesquisador associado
À direita, o Prof. Dr. Edison Spina, fundador e coordenador do CEST, e Dr. John Sydenstricker-Neto, pesquisador associado

O CEST participou da sessão Social Issues com a apresentação do trabalho “Social Responsability through Humanitarian Engineering in International Partnership (UK-Brazil) do Prof. Edson Spina (USP), Lidia Bombin Martinez (Coventry University) e Prof. Rodrigo Filev (FEI) e pesquisador associado do CEST.

A participação dos pesquisadores do CEST na FAUBAI permitiu realizar diversos contatos com acadêmicos de várias universidades do Brasil e exterior e explorar algumas possibilidades de colaboração. Nesta linha, o CEST avançou os entendimentos com a Coventry University para formalização de uma parceria. Ainda em 2016, pesquisadores do CEST e Coventry University deverão realizar uma visita para dar seguimento aos entendimentos.