CEST Presente no Scale-up Bootcamp

No dia 18 de outubro de 2017, foi organizado na FEA/USP o evento Scale-up Bootcamp, importante encontro entre profissionais, docentes, pesquisadores, empreendedores, dirigentes, autoridades governamentais, todos diretamente ligados a um dos mais relevantes aspectos que têm mobilizado a economia nacional, ou seja, o Empreendedorismo e as Startups. O evento foi organizado pelo Prof. Moacir de Miranda do Depto de Administração da FEA e contou com a presença do Prof. Clovis Alvarenga-Netto do CEST.

De acordo com Alvarenga-Netto, foram apresentados diversos casos sobre a escalabilidade das startups, com debates, aspectos favoráveis e dificuldades enfrentadas. Ainda de acordo com Alvarenga, um dos pontos marcantes foi o entendimento de que não apenas a universidade precisa se aproximar mais do chamado meio produtivo, mas que “o meio de negócios precisa efetiva e urgentemente buscar as universidades se quiserem se desenvolver de forma consistente”.

São muitos os riscos no mercado competitivo e os números mostram que muitas startups mal iniciam e já não têm continuidade. Porém, com um enfoque sistêmico, embasamento conceitual e disposição para a tomada de decisões, os modelos de negócio vão se proliferando. As perspectivas da integração entre os talentos e garra dos universitários, com a experiência de docentes e pesquisadores e o apoio do meio produtivo mais agências de governo, tornam esse ecossistema empreendedor extremamente desafiador. Implementar o modelo de negócio, testar o modelo, ir a campo e… pivotar são palavras chave nesse caminho. Não aversão ao risco faz parte desse novo panorama de negócios.