Evento na USP apresentou modelo de negócios inovador para empreendedores

Especialistas explicaram os benefícios do crowdsourcing: o trabalho colaborativo via internet utilizado por empresas para impulsionar novos ganhos.

O crowdsourcing é um modelo de negócios que permite que milhares de pessoas tenham a oportunidade de contribuir espontaneamente para a criação ou resolução de tarefas. Assim, ao utilizar este modelo os empreendedores podem desfrutar de formas criativas para alavancar seus negócios com baixos custos.

Com um pouco mais de uma década de existência desde que o termo foi cunhado, o crowdsourcing é um dos modelos de negócios inovadores que tem chamado a atenção de empresas e startups no Brasil. Porém, o modelo é pouco explorado pelos empreendedores brasileiros e, com o objetivo de divulgá-lo, o Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) realizou no dia 27 de abril, às 9h, um seminário sobre o tema na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O evento trouxe especialistas que criaram suas próprias empresas com base nesse modelo para que eles pudessem compartilhar suas experiências e orientar empresários e estudantes de diversas áreas, a fim de inspirá-los a promover novos ganhos de forma criativa.

Segundo o pesquisador do tema e colaborador do CEST, Eduardo Bertassi, o modelo ainda é pouco utilizado no Brasil e é justamente por isso que existem oportunidades de negócios a serem exploradas. “Para o empreendedor, é importante conhecer o modelo de crowdsourcing para mostrar que há outras formas de empreender levando em conta não apenas os benefícios que as empresas podem obter com seus clientes, mas também o que seus clientes poderão obter ao escolherem produtos ou serviços de empresas que incorporam esse modelo de negócios”, afirmou.

Foram mostradas ao público as dificuldades técnicas, jurídicas e organizacionais relacionadas ao crowdsourcing e as oportunidades relacionadas ao desenvolvimento de novos negócios ou até mesmo à pesquisa acadêmica. Além disso, foram apresentados casos práticos relativos à aplicação deste modelo que acabaram por proporcionar benefícios concretos às empresas e à sociedade.

Entre os palestrantes, o evento contou com a presença de Steven N. Rader, gerente adjunto do Centro de Excelência em Inovação Colaborativa (CoECI) da NASA. Ele é responsável pela disseminação de abordagens de crowdsourcing na criação de soluções inovadoras para a empresa e para o Governo dos EUA. “O Sr. Rader irá demonstrar que o crowdsourcing pode ser empregado mesmo para ajudar os homens a alcançar Marte “, afirmou Bertassi.

Para acessar o material do evento (slides, vídeos e entrevistas) acesse este link.