Vem aí a I Jornada Meios Eletrônicos para Solução de Conflitos

Evento será realizado no dia 22 de setembro, das 08:30 às 13:00, no auditório Prof. Oswaldo Fadigas Torres, próximo à Escola Politécnica da USP

Edson Perin

O Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) realiza a I Jornada Meios Eletrônicos para Solução de Conflitos, com o objetivo de discutir como substituir os processos judiciais por meios alternativos e adequados de solução de conflitos, apoiados por soluções tecnológicas que os tornem mais simples e rápidos, de menor custo e acessíveis para a sociedade, incluindo desde o cidadão comum e chegando até a iniciativa privada e governo.

Segundo os organizadores, o Brasil vive em uma cultura de litigiosidade, todos os conflitos buscam solução na Justiça, gerando uma sobrecarga de processos de proporções alarmantes, com mais de 100 milhões de processos nas diversas instâncias, o que impede o judiciário de tratar as questões relevantes em tempo hábil. “A justiça que tarda, falha. A tendência mundial é considerar que conflitos, principalmente no universo comercial, possam ser resolvidos por acordos entre as partes”, declaram.

O evento será realizado no dia 22 de setembro de 2016, das 08:30 às 13:00, no auditório Prof. Oswaldo Fadigas Torres, à avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 71, Próximo à Escola Politécnica da USP.

Para informações sobre a agenda e inscrições, clique aqui.

O evento será transmitido ao vivo pelo iptv.usp.br.

Atualização:

O evento realizado no dia 22 de setembro contou com a participação de diversos palestrantes (curriculos aqui).

O vídeo do evento será publicado em breve, o evento contou com diversos debates que podem ser vistos no programa.

Na página de boletins, temos um texto produzido pelo pesquisador Mário Magalhães sobre o tema.